Obs.: nesta aula, em virtude do diminuto número de alunos, os dois oitavos anos estavam juntos.
O professor retomou as últimas aulas, e, de imediato, passou a contextualizar o porquê da temática da presente aula, a saber: como visto nas aulas passadas, e até mesmo no ano anterior, desde as leituras de Carl Sagan (capítulo 1: "A coisa mais importante" (de "O mundo assombrado pelos demônios")), temos que o método científico é mais importante até do que as próprias descobertas científicas, visto que, é do método que emergem as descobertas. Por outras palavras, sem o método, não teríamos a certeza de termos alcançado um conhecimento seguro e não teríamos feito descoberta alguma.
Deste modo, devemos, na disciplina de Iniciação Científica, recebermos noções de formas de pensar corretas de pensar, de Lógica, entendida com a "ciência das leis do raciocínio", para, que, assim, possamos dentro da dinâmica da Ciência, garantir um conhecimento científico, para que tenhamos sempre mais certeza a respeito deste conhecimento e de sua garantia.
Feitas as contextualizações acima, o professor procedeu à aula expositiva dialogada.
Alguns dos elementos vistos, foram:
➸ Definição 1 de 2 para Lógica: "É a ciência que estuda as leis do pensamento."
➸ Definição 2 de 2 para Lógica: "É a ciência que estuda as leis do raciocínio."
➸ Diferença entre o pensar e o raciocinar
➸ o que é Lógica
➸ Aristóteles (Séc. IV a.C.) e suas contribuições para a lógica:
- Válido
- Não Válido
- Contraditório
- Universal
- Particular
Nenhum comentário:
Postar um comentário