5.1.3.1 Produções dos Alunos sobre Abdução
Produção 13:
Dentro das relações do pensamento abdutivo está criatividade e construção de sentidos. A abdução pode ser entendido como o tipo de raciocínio que culmina em uma assimilação temporária de hipóteses explicativas, pois, na conclusão abdutiva estão procedimentos conjunturais, ou seja, conhecimentos e ideias que têm a ver e melhor explicam determinada coisa.
Exemplo:
Se eu chego em casa, e vejo que o forno está aquecido,
mas não tem ninguém em casa,
quer dizer que alguém acabou de usar o forno e saiu.
(Samuel Abreu, 8º Ano, Turma 82, 15 anos)
Produção 14:
Abduzir é tentar fazer a sugestão de algo que possa ser verdadeiro.
Exemplo:
Quando eu chego em casa e vejo meus irmãos quietos,
sei, é sempre assim, meus irmãos são umas “pestes” agitadas,
então, se estão quietos é porque aprontaram alguma e mãe deu neles.
(Gabriela Soares, 8º Ano, Turma 82, 15 anos)
Produção 15:
A lógica abdutiva procura a melhor explicação, a melhor hipótese para solucionar um determinado problema que foge do convencional, ainda que nem sempre.
Exemplo:
Cheguei em casa e tinha roupa dobrada, em uma pilha, em cima da cama,
mas, isso nunca ocorre.
Desta vez, a minha irmã, mais nova, recolheu a roupa do varal e resolveu fazer mais do que isso.
(Thainá da Silva Vieira, 8º Ano, Turma 82, 14 anos)
Como se viu, do mesmo modo que para indução e dedução, agora, em abdução, os alunos conseguiram guardar os principais aspectos inerentes a este tipo de raciocínio.
Passe-se, agora, à penúltima forma de pensar a ser abordada pelo presente texto.
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