sexta-feira, 28 de abril de 2023

9ª AULA: ABDUÇÃO (PENSAMENTO LÓGICO)!

 Nesta aula, os alunos que já haviam terminado e entregado as suas produções textuais no Classroom (Sala de Aula), deveriam:

Primeiro:

► Pesquisar abdução (pensamento abdutivo, lógica)

Em seguida:

→ Publicar, no Google (Spaces) o conceito de abdução

→ Elaborar o próprio exemplo de abdução

Os alunos que ainda não tinham concluído e entregado as suas produções textuais, deveriam:

► Terminar o escrito, e, entregar (Classroom (Sala de Aula))

Para recompor alguns dos conhecimentos trabalhados e aula, aconselha-se que os estudantes assistam o vídeo abaixo:

Interessante vídeo, do canal "Penso Logo Assisto", do Youtube, sobre abdução.

sexta-feira, 14 de abril de 2023

6ª, 7ª E 8ª AULAS (DE 31 DE MAR. A 14 DE ABR.)

Nestas aulas, o professor, com o uso dos Chromebooks, cada aluno com o seu, orientou as produções textuais dos alunos, fez as devidas correções, bem como, introduziu os estudantes no Spaces do/ no Gmail e no Classroom!!!

Estes espaços virtuais, além do presente blog, serão, doravante, mais constantemente usados para os estudos!!! 


Aspecto do Spaces das turmas no  Gmail.

Aspecto do Classroom das turmas.


sexta-feira, 17 de março de 2023

4ª AULA: desenvolvimento da produção textual do "Caso Policial" resolvido pela "Indução"!

 De posse dos Crhoebooks, os alunos começaram a digitar suas histórias, bem como, pesquisar e (re)contruir algumas as de seus textos.

À medida em que os alunos trabalhavam, o professor ia lendo os textos prontos, orientando e apontando as correções necessárias.


sexta-feira, 10 de março de 2023

3ª AULA: criação de um "Caso Policial" que contenha o "Pensamento Indutivo"!

Nesta aula, o professor distribuiu os Chromebooks para os alunos, e, solicitou a seguinte atividade...: os estudantes deveriam pesquisar casos resolvidos pelo personagem Sherlock Holmes, de Arthur Conan (1859-1930), e, com base neles, criar o seu próprio "caso policial". 

Entretanto, a solução para este caso criado, inventado, deveria usar um pensamento indutivo.

Aspecto da quadro magnético da aula.



sexta-feira, 3 de março de 2023

2ª AULA: retomada!

O professor retomou o conteúdo visto, em Iniciação Científica, ao longo de 2022. Fez isso apontando, comentando, relembrando e aprofundando cada um dos conceitos trabalhados desde o "mural virtual" da turma, que contém as mencionadas definições.

Os alunos acompanharam os apontamentos do professor, através de seus Chromebooks.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

1ª AULA: INÍCIO DO ANO LETIVO!

  O professor dividiu a aula, assim:

- Orientações para o Ano Letivo

- Conversa sobre os porquês que nos movem a estudar

- Leitura das Ideias ou Ideias-Força para o Ano Letivo

Aspecto de como estava a turma neste dia!


10º AULA? PRODUÇÃO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS A RESPEITO DA "OBSERVAÇÃO" DENTRO DO "MÉTODO"!

Nestes encontros; manhã, primeiro período; tarde, primeiro, pós convivência , os estudantes trabalharam em suas produções textuais a respei...