quinta-feira, 17 de abril de 2025

5ª AULA: FORMAS DE PENSAR, EM CIÊNCIAS!

Aula expositiva dialogada a respeito da terminologia Formas de Pensar, que, para nós, em Iniciação Científica, está intimamente relacionada à Lógica Formal, no sentido de seguir passos lógicos - silogismos - como se verá a diante.

Fez-se isso para retomar, para nivelar os alunos novos, ao nível do grupo que já acompanha as aulas de Iniciação Científica desde o 6º ano, bem como, para aprofundar as noções compreendidas até aqui.

O professor explicou as lógicas às quais se pretende chegar partindo de pensamentos, por assim dizer, menos lógicos até os pensamentos mais lógicos. Deste modo, partiu-se do niilismo, como sendo o ceticismo absoluto, mas que, estranhamente, não segue a sua própria "lógica"; ao atravessar uma avenida, por exemplo, céticos esperam o semáforo vermelho. Passou-se à Doxa, o conhecimento popular, e, como é tempo de Páscoa, usou-se o exemplo do chá de marcela, e de sua colheita, que acaba  por unir tradição, conhecimento popular, e Ciência. Chegou-se às lógicas difusas, lógicas, por assim dizer, "ilógicas", que se valem das lógicas Fuzzy, das lógicas caóticas, do efeito borboleta, proposto pelo filósofo, meteorologista e matemático estadunidense, Edward Lorenz (1917-2008). Concluiu-se com aquilo que é o projeto da disciplina, a saber, as lógicas formais, ou, por assim dizer, lógicas silogisticas e aristotélicas.

Explicou-se que, em termos de fazer Ciência, em nível de Iniciação, essas são as lógicas por nós desejadas, pois elas é que garantem conclusões válidas, e, na medida do possível, conclusões necessárias; necessárias em termos de verdade, de verdade axiomática

Aspecto do conteúdo abordado, durante a aula, no quadro da sala de aula!


quinta-feira, 27 de março de 2025

4ª AULA: O NASCIMENTO DA CIÊNCIA E O SEU MOTOR: O PÁTHOS!

Nesta aula, o professor instruiu a respeito do nascimento da Ciência, tomando como ponto de partida uma Escola, por assim dizer, Ocidental, ou seja, partindo do Pensamento Ocidental, com a Ciência, assim, tendo nascido, de modo clássico e tradicional, com os gregos.

Instrui-se a respeito de alguns das hipóteses que responderam a problemas desde os pré-socráticos; Tales de Mileto (624 a.C.-a.C. 546), e a sua noção relativa à água; Anaximandro (a.C. 610-546 a.C.), também de Mileto, e a seu Ápeiron, o ilimitado; Anaxímenes (588 a.C.-524 a.C.), igualmente de Mileto, e o ar, como base de todas as coisas; instruiu-se ainda sobre Heráclito de Éfeso (500 a.C.-450 a.C.) e Pitágoras (570 a.C.- 500-490 a.C.), respectivamente, com os seus conceitos de impermanência e número, como base, por assim dizer, de todas as coisas.

quinta-feira, 13 de março de 2025

3ª AULA: O QUE É CIÊNCIA, AFINAL?

Nesta aula, os estudantes iniciaram, orientados do professor, uma pesquisa, que partiu do seguinte tema gerador: "o que é Ciência, afinal?".

O objetivo inicial, era o de o aluno elaborar uma identificação listada com as caracterísiticas, elementos e propriedades que um conhecimento tem de ter para ser considerado científico.

Com base nas listas, que serão devidamente anotadas nos cadernos, identificações advindas de buscas na Internet - estudantes usaram seus Chromebooks -, será feita, porteriormente, pelo professor, uma instrução no sentido de explicar e aprufundar cada um dos ítens encontrados, bem como, acrescentar aqueles que, por ventura, não tenham sido elencados.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

2ª AULA: CONCLUSÃO DAS REDAÇÕES SOBRE AS IDEIAS-FORÇA!

Nesta quinta-feira, com três períodos (um de Geografia e dois de Iniciação Científica), os estudantes puderam ficar à vontade para produzir. 

Orientados pelo professor, houve tempo sufuciante para que eles concluíssem suas redações a respeito das Ideias-Força; primeiramente, em seus cadernos. 

Feito, foram orientados a passassem seus textos a limpo, já nas Jornadas de Aprendizagens, bem como, a fazer a edição, publicação e atualização do referido portólio.

Para +, :::: VER ::. 

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

13ª AULA: PESQUISA DE ASSUNTO PARA A "2ª SEMANA E SALÃO DE I.C.", DA E.M.E.F. PORTO NOVO!

Nesta aula, o professor disponibilizou os dois períodos de Iniciação Científica, para que os estudantes pudessem escolher o assunto de pesquisa a ser apresentado na "2ª Semana e Salão de Iniciação Científica", da E.M.E.F. Porto Novo.

Deste modo, possibilitou-se aos estudantes, que eles ampliassem, através de pesquisas, as suas compreensões sobre a vida, o nosso planeta e o universo, bem como, usassem a sua capacidade de refletir, argumentar, propor soluções e enfrentar desafios pessoais e coletivos, locais e globais. (cf. BNCC, p. 472).

5ª AULA: FORMAS DE PENSAR, EM CIÊNCIAS!

Aula expositiva dialogada a respeito da terminologia Formas de Pensar , que, para nós, em Iniciação Científica, está intimamente relacionada...