quinta-feira, 27 de março de 2025

4ª AULA: O NASCIMENTO DA CIÊNCIA E O SEU MOTOR: O PÁTHOS!

Nesta aula, o professor instruiu a respeito do nascimento da Ciência, tomando como ponto de partida uma Escola, por assim dizer, Ocidental, ou seja, partindo do Pensamento Ocidental, com a Ciência, assim, tendo nascido, de modo clássico e tradicional, com os gregos.

Instrui-se a respeito de alguns das hipóteses que responderam a problemas desde os pré-socráticos; Tales de Mileto (624 a.C.-a.C. 546), e a sua noção relativa à água; Anaximandro (a.C. 610-546 a.C.), também de Mileto, e a seu Ápeiron, o ilimitado; Anaxímenes (588 a.C.-524 a.C.), igualmente de Mileto, e o ar, como base de todas as coisas; instruiu-se ainda sobre Heráclito de Éfeso (500 a.C.-450 a.C.) e Pitágoras (570 a.C.- 500-490 a.C.), respectivamente, com os seus conceitos de impermanência e número, como base, por assim dizer, de todas as coisas.

quinta-feira, 13 de março de 2025

3ª AULA: O QUE É CIÊNCIA, AFINAL?

Nesta aula, os estudantes iniciaram, orientados do professor, uma pesquisa, que partiu do seguinte tema gerador: "o que é Ciência, afinal?".

O objetivo inicial, era o de o aluno elaborar uma identificação listada com as caracterísiticas, elementos e propriedades que um conhecimento tem de ter para ser considerado científico.

Com base nas listas, que serão devidamente anotadas nos cadernos, identificações advindas de buscas na Internet - estudantes usaram seus Chromebooks -, será feita, porteriormente, pelo professor, uma instrução no sentido de explicar e aprufundar cada um dos ítens encontrados, bem como, acrescentar aqueles que, por ventura, não tenham sido elencados.

4ª AULA: O NASCIMENTO DA CIÊNCIA E O SEU MOTOR: O PÁTHOS!

Nesta aula, o professor instruiu a respeito do nascimento da Ciência, tomando como ponto de partida uma Escola, por assim dizer, Ocidental, ...